sexta-feira, novembro 20, 2020

Cogumelos, contas e mais uma letra!

 Esta semana dedicamos uma parte do nosso tempo a explorar e a saber mais sobre uns seres vivos, dos mais mais fascinantes que se podem encontrar, especialmente, na natureza, durante o outono: os cogumelos.


Como o vírus anda por aí à solta, as nossas saídas ao exterior não têm sido realizadas, mas não é por isso que deixamos de ter contacto com a natureza. Costuma dizer-se: "se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé" e é isso que a Professora tem feito sempre que é preciso. Depois da caixinha cheia de folhas caídas, bolotas e outros itens típicos do outono e do cabaz de frutos outono, desta vez a Professora trouxe-nos mais cogumelos (já tinha trazido uns enormes), que apanhou junto a umas árvores, numa rua bem próxima do nosso Colégio. E foi com eles que começou a exploração! Sem esquecer a ajuda preciosa da Professora Alexandra Nobre, da Universidade do Minho, a quem deixamos já o nosso muito obrigada. 😊







Começamos por perceber que os cogumelos não são nem animais nem plantas - são fungos! - e que o mundo dos cogumelos é variadíssimo e há imensas espécies de cogumelos, com formas e cores muitos diferentes!



Entretanto, pudemos sentir a textura e o cheio de alguns cogumelos que a Professora comprou (é preciso ter muito cuidado com os cogumelos, porque há uns muito perigosos e assim, não corremos perigo) e perceber como são frágeis e "molinhos" e, segundo alguns alunos, malcheirosos! 😄





À medida que explorávamos estes cogumelos, a Professora ia dizendo os nomes das partes que os constituíam. Esses nomes iam sendo apontados no caderno, numa imagem que era preciso legendar.


Depois a Professora mostrou uma coleção espetacular de vários cogumelos feitos em crochê e lã merino, que a Professora Alexandra Nobre emprestou (também nos emprestou os cartazes dos cogumelos 😀) - com a qual ficamos fascinadíssimos!



Fizemos ainda uma esporada (impressão de esporos) e o resultado foi este:






Exploramos o ciclo de vida dos cogumelos e ainda vimos vários vídeos sobre o tema. 





Terminamos esta exploração aos cogumelos com um pequeno trabalho de expressão plástica, que ainda temos de acabar para a próxima semana.


Como ficamos muito entusiasmados com tudo isto dos cogumelos, a Professora decidiu fazer cultivo de cogumelos na sala de aula, para os vermos a nascer e a crescer com os nossos olhos! Para já, o substrato e o composto estão à espera do momento certo para que possam dar origem aos ansiados cogumelos. 

  

Cogumelos à parte... esta semana também estivemos envolvidos a treinar a escrita e a leitura das palavrinhas com as consoantes P e T. Para isso, e para além do trabalho no caderno e no manual, também usamos as letras móveis (obrigada à Lucinda, à Raquel e à Sílvia, que recortaram e plastificaram tantas letrinhas e imagens), o jogo do Bingo e outros recursos com que nos divertimos a aprender.










A meio da semana tiramos um bocadinho para gravarmos a nossa canção do T, desta vez ao som de uma música da Sia. Ficou bem engraçada!


E para fazermos jus à letra da canção, deliciamo-nos mesmo com o viciante Toblerone! 😄




Na Matemática andamos entretidos a decompor números e a treinar as adições, com recurso aos cubos "multilink".



E para acabar a semana não podia faltar o tão ansiado momento do teatrinho de fantoches. Hoje foi a A. R. que nos trouxe uma história muito inspiradora que nos dizia que devemos sempre acreditar nos nossos sonhos. E foi um prazer termos conhecido a linda Princesa, o seu irmão e o Unicórnio! 👏



Por agora é tudo! Até para a semana! 👋

0 comentários: