Ainda sob a mote do nosso Projeto de Turma e tão entusiasmados pelo início da História de Portugal, fomos mergulhar um bocadinho mais por entre memórias de tempos passados, percebendo melhor o que se faz no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.
A nossa visita a este espaço começou com uma elucidativa explicação de um senhor muito simpático que nos recebeu, chamado João Alves, sobre o que é o trabalho de um arqueólogo, à qual se seguiu uma belíssima caminhada pelo laboratório de conservação e restauro deste museu.
Fomos sempre bem acompanhados pelas explicações da técnica (Isabel Marques) que nos guiou. Percebemos o que é feito depois de se encontrarem vestígios nas escavações, como são tratados e conservados.
Outra coisa que também aprendemos ao observarmos as inscrições nas pedras, foi que a numeração romana não era como hoje aprendemos, por exemplo o número 40, que agora se escreve XL, era, no verdadeiro tempo romano, escrito assim: XXXX; o número 18, que agora se escreve assim: XVIII, era inicialmente representado assim XII. Desta não sabíamos mesmo...
E agora, depois de várias saídas de campo, é hora de concluirmos a matéria sobre a 1.ª Dinastia e testar os nosso conhecimentos sobre a matéria.
Até à próxima caminhada! 😍
6 comentários:
A visita ao museu D. Diogo de Sousa , foi super interessante. Consegui imaginar como seria viver naquele tempo , e como evoluímos. Sim porque tudo era diferente até a forma de escrever a numeração romana.
Estou a gostar muito de saber como evoluíram as coisas / técnicas ao longo dos anos.
Beijinho
Salvador ❤️💋😍😘😻
O Luís Silva gostou muito, não pára de falar dos romanos e dos seus costumes! Obrigada!
Beijinho do Luís
Hummmm! Deixa-me ver se consigo adicionar este novo conhecimento.... eeee...já está!
Espera... o meu cérebro está a dar uma opinião:
-Estes factos são extremamente interessantes!
Ah! Quase que me esquecia ...um obrigado à nossa espetacular professora Leonor !
Beijinhos Pedro😁😍😊😋😘💙
(Podem notar que tem um “toque de mãe “ mas deem por favor um desconto ,ela tem sempre que corrigir)
Olá professora Leonor,
Temos muita sorte por vivermos numa cidade que tem muita história e também por fazermos muitas visitas de estudo o que eu acho muito interessante e divertido. Ainda por cima aprendemos bastante.
Qual será a próxima? De certeza que já está a pensar noutra😋😘.
Beijinhos,
JOÃO
Olá, professora Leonor,
Temos sorte de termos todo aqui á nossa beirados dos nossos antepassados nos temos sorte desta professora ser muito nossa amiga.
EU GOSEI MUITO DA VISITA.
Beijinhos da Matilde Branco
Eu adorei a visita,
ADORA A MINHA PROFESSORA
Beijinhos da Matilde
Enviar um comentário