sábado, outubro 12, 2019

O passado que chega até nós

Ainda sob a mote do nosso Projeto de Turma e tão entusiasmados pelo início da História de Portugal, fomos mergulhar um bocadinho mais por entre memórias de tempos passados, percebendo melhor o que se faz no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

A nossa visita a este espaço começou com uma elucidativa explicação de um senhor muito simpático que nos recebeu, chamado João Alves, sobre o que é o trabalho de um arqueólogo, à qual se seguiu uma belíssima caminhada pelo laboratório de conservação e restauro deste museu.


Fomos sempre bem acompanhados pelas explicações da técnica (Isabel Marques) que nos guiou. Percebemos o que é feito depois de se encontrarem vestígios nas escavações, como são tratados e conservados.










 De seguida seguiu-se uma visita guiada pelo museu, onde pudemos ver as ruínas de mais uma casa romana, esta bastante especial por ainda ter restos de um mosaico romano (o que aqui em Braga é mesmo muito raro acontecer, devido à acidez do solo, que destrói facilmente o calcário, material de que são feitas as tesselas). Vimos também maquetes que representavam vários aspetos das construções e edifícios romanos e muitos outros artefactos da presença romana aqui em Braga.












Outra coisa que também aprendemos ao observarmos as inscrições nas pedras, foi que a numeração romana não era como hoje aprendemos, por exemplo o número 40, que agora se escreve XL, era, no verdadeiro tempo romano, escrito assim: XXXX; o número 18, que agora se escreve assim: XVIII, era inicialmente representado assim XII. Desta não sabíamos mesmo...




E agora, depois de várias saídas de campo, é hora de concluirmos a matéria sobre a 1.ª Dinastia e testar os nosso conhecimentos sobre a matéria.

Até à próxima caminhada! 😍


6 comentários:

Salvador disse...

A visita ao museu D. Diogo de Sousa , foi super interessante. Consegui imaginar como seria viver naquele tempo , e como evoluímos. Sim porque tudo era diferente até a forma de escrever a numeração romana.
Estou a gostar muito de saber como evoluíram as coisas / técnicas ao longo dos anos.

Beijinho

Salvador ❤️💋😍😘😻

Paula Soares disse...

O Luís Silva gostou muito, não pára de falar dos romanos e dos seus costumes! Obrigada!
Beijinho do Luís

Pedro Sampaio disse...

Hummmm! Deixa-me ver se consigo adicionar este novo conhecimento.... eeee...já está!
Espera... o meu cérebro está a dar uma opinião:
-Estes factos são extremamente interessantes!
Ah! Quase que me esquecia ...um obrigado à nossa espetacular professora Leonor !

Beijinhos Pedro😁😍😊😋😘💙

(Podem notar que tem um “toque de mãe “ mas deem por favor um desconto ,ela tem sempre que corrigir)

Anónimo disse...

Olá professora Leonor,

Temos muita sorte por vivermos numa cidade que tem muita história e também por fazermos muitas visitas de estudo o que eu acho muito interessante e divertido. Ainda por cima aprendemos bastante.

Qual será a próxima? De certeza que já está a pensar noutra😋😘.

Beijinhos,

JOÃO

matilde branco disse...

Olá, professora Leonor,
Temos sorte de termos todo aqui á nossa beirados dos nossos antepassados nos temos sorte desta professora ser muito nossa amiga.
EU GOSEI MUITO DA VISITA.





Beijinhos da Matilde Branco

matilde branco disse...

Eu adorei a visita,




ADORA A MINHA PROFESSORA


Beijinhos da Matilde