A semana começou chuvosa, com a tempestade Jorge a ameaçar a nossa visita de estudo a Tongóbriga e à Escola Profissional de Arqueologia do Marco de Canaveses, sugerida pela Professora Ana Patrícia Ferreira (a quem agradeço desde já toda a simpatia e disponibilidade), no âmbito do nosso Projeto de Turma "Por entre memórias e novas histórias" e na sequência, também, de uma visita já feita à nossa turma sobre o nosso projeto de troca de cartas.
A semana permaneceu chuvosa, agora com a tempestade Karine a colocar em causa a nossa visita. Até que, por fim, a depressão Norberto, menos tempestuosa mas mais fria, nos deu tréguas e nos permitiu entrar quase num mundo mágico, como que parado pelo tempo, onde as construções graníticas, a arquitetura tão peculiar das casas, a bucolismo das paisagens e os testemunhos de um passado muito longínquo, nos conquistaram logo à chegada.
Abria-se assim uma pequena janela para um dia que se tornou muito especial e até o tempo nos ajudou (só ficaram por fazer as escavações, porque os terrenos estavam molhados, mas isso em nada beliscou o que Tongóbriga tinha para nos oferecer).
A visita começou com uma pequena explicação teórica sobre o que é a Arqueologia e o que faz um arqueólogo, com a Professora Susana, à qual se seguiu uma viagem pelo tempo, guiada pelo Luís, onde pudemos observar e perceber melhor os vestígios celtas e romanos que ali permanecerem ao longo dos séculos. Vimos domus, um castro, as termas (castrejas e romanas) e o local onde outrora terá existido um fórum romano.
Depois desta viagem por Tongóbriga, fomos todos almoçar, aqui dentro. 😀
Terminado o almoço, com muita boa disposição entre todos, fomos ver um filme espetacular sobre esta cidade romana, que mostrava muitas reconstituições para podermos ficar com uma ideia mais real daquilo que teria sido esta cidade na época dos Celtas e dos Romanos.
Fomos ainda ao Museu de Tongóbriga e com as explicações que foram dadas ficamos a perceber muito bem tudo o que lá vimos.
Para finalizar esta visita, e uma vez que não pudemos fazer as escavações, fizemos um pequeno douramento com as finíssimas e delicadas folhas de ouro falsas e trouxemos connosco um pequeno coração dourado, que foi o ouro sobre azul, num dia tão cheio e rico em aprendizagens.
E vocês, meninos e meninas: o que acharam desta aldeia tão especial?
7 comentários:
Obrigado por esta visita de estudo , professora Leonor. Aprendemos mais coisas sobre a arqueologia e mais um lugar no meio da natureza.
Abraço Pedro🙂😍😋
(Parece que foi escrito com a ajuda da minha mãe , mas 0% por ela)
Muito obrigado, professora Leonor!Adorei o passeio!
Aprendi muitas coisas, gostei muito das construções romanas!
Gostei muito desta aula fora da escola,vendo o passado tão de perto.
Um abraço do seu aluna brasileiro,
Arthur
*desculpe,aluno
Já visitei há anos, mas gostava de voltar e se possível explorar mais o local.
Olá professora ,
Adorei a visita de estudo em geral . As construções romanas e o vídeo simplesmente adorei!
Um beijinho
Salva ❤️💋😍😘🤩
Olá professora Leonor. Gostei muito do passeio. Adoro tudo o que seja história. Foi um dia maravilhoso.
Beijinhos.
Ana Filipa
Acrescento, ao que já disse em cima, e após ter lido integralmente o bem elaborado e esclarecedor texto da Professora Leonor e visto todas as fotos que o acompanham, que aprendizagens como esta, jamais saem da memória de quem as viveu e provocam o desejo de explorar e conhecer mais a história .
Enviar um comentário