sexta-feira, maio 09, 2014

Arquitetura...uma amiga da Matemática

Uma vez que andamos à volta com as medidas de comprimento, perímetros e áreas, hoje, num bocadinho da aula, recebemos a visita de uma mãe, que é arquiteta, e nos veio falar um pouco do seu trabalho e da ligação próxima que existe entre a Arquitetura e a Matemática, que como pudemos constatar, é enorme!

E vimos em tamanho real algumas das coisas sobre as quais já falamos durante as aulas: as plantas e as maquetes.




Depois vimos exemplos de algumas construções, desde os tempos pré-históricos até aos dias de hoje e tentamos identificar, neles, algumas características matemáticas.


Enquanto ouviam as explicações, os alunos seguiram a leitura de um texto, que a certa altura lhes, perguntava: 
(e a resposta não poderia ter sido mais adequada aos conteúdos que estamos a abordar). :-)


Sabem dizer se a Matemática é importante para a arquitetura e para o Arquiteto?

A Matemática está sempre presente, é uma ferramenta de trabalho. Temos que conhecer as medidas do espaço onde vamos colocar o nosso objecto, ou seja, a área, as alturas que vamos atribuir a cada elemento, o volume, a dimensão das janelas, das portas, dos quartos, das salas, conhecer todas as formas geométricas que podemos usar. Os eixos de simetria sempre revelados em todos os edifícios e nos desenhos das cidades.
Assim, se não conhecermos as mais variadas formas da matemática não nos é possível pensar e fazer Arquitetura.

No final, os alunos foram desafiados a desenhar a planta do seu quarto ou como gostariam que ele fosse.

Foi muito engraçado ver a dificuldade que os meninos sentiram em representar os vários elementos do quarto, tanto a nível de proporção e de orientação espacial, como a nível da perspetiva (muitos misturaram as visões 2D e 3D). Mas ainda assim, superam bem a prova!






Resta-me agradecer, desta vez, a colaboração da Marta Fernandes, que tão bem e tão gentilmente, veio contextualizar o uso da Matemática na vida real. Muito obrigada por este bocadinho! :-)

0 comentários: