Uma vez que andamos à volta com as medidas de comprimento, perímetros e áreas, hoje, num bocadinho da aula, recebemos a visita de uma mãe, que é arquiteta, e nos veio falar um pouco do seu trabalho e da ligação próxima que existe entre a Arquitetura e a Matemática, que como pudemos constatar, é enorme!
E vimos em tamanho real algumas das coisas sobre as quais já falamos durante as aulas: as plantas e as maquetes.
Depois vimos exemplos de algumas construções, desde os tempos pré-históricos até aos dias de hoje e tentamos identificar, neles, algumas características matemáticas.
Enquanto ouviam as explicações, os alunos seguiram a leitura de um texto, que a certa altura lhes, perguntava:
(e a resposta não poderia ter sido mais adequada aos conteúdos que estamos a abordar). :-)
Sabem dizer se a
Matemática é importante para a arquitetura e para o Arquiteto?
A Matemática está sempre
presente, é uma ferramenta de trabalho. Temos que conhecer as medidas do espaço
onde vamos colocar o nosso objecto, ou seja, a área, as alturas que vamos
atribuir a cada elemento, o volume, a dimensão das janelas, das portas, dos
quartos, das salas, conhecer todas as formas geométricas que podemos usar. Os
eixos de simetria sempre revelados em todos os edifícios e nos desenhos das
cidades.
Assim, se não
conhecermos as mais variadas formas da matemática não nos é possível pensar e
fazer Arquitetura.
No final, os alunos foram desafiados a desenhar a planta do seu quarto ou como gostariam que ele fosse.
Foi muito engraçado ver a dificuldade que os meninos sentiram em representar os vários elementos do quarto, tanto a nível de proporção e de orientação espacial, como a nível da perspetiva (muitos misturaram as visões 2D e 3D). Mas ainda assim, superam bem a prova!
Resta-me agradecer, desta vez, a colaboração da Marta Fernandes, que tão bem e tão gentilmente, veio contextualizar o uso da Matemática na vida real. Muito obrigada por este bocadinho! :-)
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