Já há algum tempo que, no âmbito do nosso projeto de turma, foi lançado aos alunos e respetivas famílias a participação num passatempo fotográfico sobre a matemática, chamado - Matemática: vou fotografAR-TE!
O que nos rodeia está impregnado de elementos matemáticos, desde a própria Natureza às criações humanas. Tendo em vista esta abrangência e riqueza da Matemática, foi pedido aos alunos que, com os seus pais, vissem o que os rodeava com um olhar artisticamente matemático de forma a captarem numa fotografia algo que retratasse um aspeto matemático: uma simetria, uma forma, um padrão…
Os resultados foram muito interessantes. Aqui fica a partilha de alguns dos trabalhos entregues.
Curiosamente, ontem, enquanto deambulava por uma rede social, deparei-me com esta imagem, que tão bem traduz a essência deste trabalho! Boa Kepler! Há coisas fantásticas... :-D
Acabo esta publicação com uma citação que uma aluna utilizou no seu trabalho e cuja autoria pertence a Galileu:
"O universo (...) não pode ser compreendido a menos que primeiro aprendamos a linguagem no qual ele está escrito. Ele está escrito na linguagem matemática e os seus caracteres são o triângulo, o círculo e outras figuras geométricas, sem as quais é impossível compreender uma palavra que seja dele: sem estes, ficamos às escuras, num labirinto escuro."
A vocês pais, muito obrigada pela participação!
0 comentários:
Enviar um comentário