Desta vez, a nossa caminhada seguiu um trilho muito especial: o do Património.
Ontem comemoramos as Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema "Lugares", com uma atividade muito interessante, para todas as turmas do Colégio, que decorreu na Capela da nossa Instituição.
Mas antes da atividade, e porque o nosso próprio Projeto de Turma é sobre o Património e a Matemática, fizemos uma pequena viagem pela definição da palavra Património. Afinal o que é isso? De que se trata? E apesar de serem crianças, acho que conseguiram assimilar a ideia e ficaram a perceber que Património era algo muito importante e valioso, e por isso, deveria ser bem tratado e estimado.
Ora com esta ideia em mente lá fomos nós até à belíssima Capela da Nossa Senhora da Penha de França, onde já nos esperavam duas técnicas de conservação e restauro da Signinum, uma equipa dedicada à gestão do Património. O que iria acontecer?
Pois bem, o que aconteceu foi uma breve demonstração de restauro da talha dourada.
Após uma explicação, sob o olhar atento das crianças, em que se mostraram os materiais que se iriam utilizar para a limpeza da talha, lá fomos nós ver o que acontecia.
Muito curiosos, pudemos, então, ver o que aconteceu! "Et voilá"! A talha escura, ficava agora com um novo brilho.
No final da atividade, já eram muitos os meninos que gostariam de ser restauradores! Ficaram deliciados!
1 comentários:
A Francisca veio maravilhada com a restauração. Explicou-nos paso-a-passo...
E contabilizava as muitas folhas de ouro que seria preciso para restaurar tudo :-)
Enviar um comentário