A sala de aula é a meu ver uma amostra da sociedade. Costumo até dizer que é a sociedade em ponto pequeno, pois em conjunto, alunos, professores e pais, vivem alegrias, frustrações, conquistas, desânimos, fases boas, fases más... tal e qual como na vida em sociedade, de uma forma geral.
Mas a sala de aula pode ser o que fizermos com ela, tal como a sociedade em geral; se bem que os microssistemas são bem mais fáceis de gerir. :-)
Ter uma atitude positiva perante a vida, é realmente muito importante. E boas energias atraem boas energias. Por isso, a motivação é um aspeto importantíssimo a ser trabalhado na sala de aula. Um aluno motivado, mentalizado para a ideia de que vai conseguir realizar algo, será, certamente, uma criança mais feliz, com uma maior auto-estima; logo, mais capaz.
A escola e a família deviam ser, para as crianças, grandes veículos dessa motivação. Contudo, nem sempre isso acontece, por variadíssimas razões. Mas, ao menos, que nos possamos lembrar que ao tirar com uma mão, devemos, em seguida, dar com a outra.
Gerir a sala de aula é uma tarefa difícil. Há muito a ter em conta: sucessos e insucessos, ritmos de trabalho, capacidades, etc. Por isso, costumo dizer aos meus alunos que aprender é como subir os degraus de uma escada: uns sobem mais rápido, outros mais lentamente, outros precisam ainda de passar mais tempo em cada degrau; outros, se calhar, sobem dois degraus de uma só vez; mas a todos, sem exceção, deve ser dada a oportunidade de continuar a subir.
Se vamos conseguir chegar lá? É claro que vamos! ;-)