quarta-feira, setembro 25, 2013

Vou conseguir chegar lá!

A sala de aula é a meu ver uma amostra da sociedade. Costumo até dizer que é a sociedade em ponto pequeno, pois em conjunto, alunos, professores e pais, vivem alegrias, frustrações, conquistas, desânimos, fases boas, fases más... tal e qual como na vida em sociedade, de uma forma geral.

Mas a sala de aula pode ser o que fizermos com ela, tal como a sociedade em geral; se bem que os microssistemas são bem mais fáceis de gerir. :-)

Ter uma atitude positiva perante a vida, é realmente muito importante. E boas energias atraem boas energias. Por isso, a motivação é um aspeto importantíssimo a ser trabalhado na sala de aula. Um aluno motivado, mentalizado para a ideia de que vai conseguir realizar algo, será, certamente, uma criança mais feliz, com uma maior auto-estima; logo, mais capaz.

A escola e a família deviam ser, para as crianças, grandes veículos dessa motivação. Contudo, nem sempre isso acontece, por variadíssimas razões. Mas, ao menos, que nos possamos lembrar que ao tirar com uma mão, devemos, em seguida, dar com a outra.

Gerir a sala de aula é uma tarefa difícil. Há muito a ter em conta: sucessos e insucessos, ritmos de trabalho, capacidades, etc. Por isso, costumo dizer aos meus alunos que aprender é como subir os degraus de uma escada: uns sobem mais rápido, outros mais lentamente, outros precisam ainda de passar mais tempo em cada degrau; outros, se calhar, sobem dois degraus de uma só vez; mas a todos, sem exceção, deve ser dada a oportunidade de continuar a subir.

Se vamos conseguir chegar lá? É claro que vamos! ;-)


A Matemática... um grande património da humanidade!

Hoje foi dia de se falar mais um bocadinho no nosso Projeto Curricular de Turma.

Finalmente começamos a desvendar a ligação da Matemática ao Património. Em instantes, viajamos até à era primitiva, dos homens das cavernas, das gravuras/pinturas rupestres.

A Matemática vem desses tempos, representada de uma forma muito concreta, tal como os meninos viram nesta imagem.


A pessoa que fez esta pintura nada sabia sobre os números, mas fê-la para mostrar quantas vezes o animal foi atingido.

De seguida as nossas descobertas sobre a Matemática irão passar por povos antigos. Esperam-nos grandes curiosidades!

Entretanto, porque devemos valorizar o que é nosso, e porque vem a propósito da temática que estamos a trabalhar, deixo o link para o Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa. É um edifício fabuloso, com um conteúdo fascinante e com uma localização cinco estrelas. Visitem, aconselho!



sábado, setembro 21, 2013

Mais um trilho a percorrer

Desta vez, a nossa caminhada seguiu um trilho muito especial: o do Património.

Ontem comemoramos as Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema "Lugares", com uma atividade muito interessante, para todas as turmas do Colégio, que decorreu na Capela da nossa Instituição.


Mas antes da atividade, e porque o nosso próprio Projeto de Turma é sobre o Património e a Matemática, fizemos uma pequena viagem pela definição da palavra Património. Afinal o que é isso? De que se trata? E apesar de serem crianças, acho que conseguiram assimilar a ideia e ficaram a perceber que Património era algo muito importante e valioso, e por isso, deveria ser bem tratado e estimado.

Ora com esta ideia em mente lá fomos nós até à belíssima Capela da Nossa Senhora da Penha de França, onde já nos esperavam duas técnicas de conservação e restauro da Signinum, uma equipa dedicada à gestão do Património. O que iria acontecer?


Pois bem, o que aconteceu foi uma breve demonstração de restauro da talha dourada. 


Após uma explicação, sob o olhar atento das crianças, em que se mostraram os materiais que se iriam utilizar para a limpeza da talha, lá fomos nós ver o que acontecia.




Muito curiosos, pudemos, então, ver o que aconteceu! "Et voilá"! A talha escura, ficava agora com um novo brilho.


No final da atividade, já eram muitos os meninos que gostariam de ser restauradores! Ficaram deliciados!

segunda-feira, setembro 16, 2013

A casinha das histórias

Com a entrada para o 2.º ano vieram também algumas novidades para a nossa sala de aula.

Este ano, como vamos apostar no desenvolvimento da composição escrita, temos uma casa muito especial para o efeito: é a nossa casinha de histórias, tão gentilmente feita pela mãe de um antigo aluno. Muito obrigada Carmo! A casinha ficou o máximo.


Mas para que servirá esta casinha? É fácil! Nesta casinha há umas bolsas com cartões que irão dar pistas sobre o que devem escrever. Cada criança tira um cartãozinho, com uma certa ordem, como por exemplo:

1.º - quem é o herói da sua história;
2.º - onde vive o herói;
3.º - onde vai o herói;
4.º - que obstáculos encontra;
5.º - que ajudas tem;
6.º - que objetos mágicos utiliza;
7.º - quem é o anti-herói;
8.º - como o vai atrapalhar;
9.º - como é castigado o anti-herói;
10.º - como termina a história. 

Agora, com os cartões na mão, a pequenada já pode começar a escrever a sua própria história.
Estou ansiosa pelos resultados, mas acho que vai ser muito divertido! Vamos aguardar para ver!

sexta-feira, setembro 13, 2013

Regresso às aulas

"A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais." - esta é uma citação de Aristóteles. E esta alegria em aprender deve estar sempre presente numa escola.

Por isso, o regresso às aulas foi festejado, hoje, com muita alegria, tendo em especial atenção os meninos do 1.º ano, que começam a sua caminhada pelo 1.º Ciclo. Para eles contou-se uma  história e cantaram-se bonitas canções. 


Para todos os alunos houve uma pequena e colorida  lembrança. Estas são as da nossa turminha!


terça-feira, setembro 10, 2013

Levantando a pontinha do véu :)

Enquanto preparo o ano dou por mim a pensar quem estará mais ansioso para começar: se eu, se as crianças :-D.

A verdade é que me empolgo na busca de temas interessante para serem trabalhados ao longo do ano. Por isso, fica já a dica para o Projeto Curricular de Turma deste ano.


Decerto será uma grande aventura, na companhia dos números e de outros "amigos" matemáticos, por entre caminhos do património português e não só...

segunda-feira, setembro 09, 2013

Quase hora de voltar... :-)

As férias já estão mesmo, mesmo a terminar. Com o regresso às aulas vem a compra do material, a vontade de folhear novos livros, a vontade de saber mais, mas acima de tudo, a vontade de rever os amigos da turma. :-)

(ilustração de Yuyu Jeong)


Voltar à escola (embora custe um bocadinho porque férias, são férias) é muito bom! Principalmente quando todos ajudam a esse regresso e contribuem para que a escola seja um lugar não só de aprendizagens, mas também um lugar de afetos. 

Um bom ano para todos! 

Vai ser bom (embora muito exigente) e, como sempre, vai passar muito depressa. Vão ver!!!

Beijinhos da Professora Leonor.

Até breve!