sexta-feira, outubro 23, 2020

O "e" está em marmelo!

 O espírito do outono continua a inundar a nossa sala e o cabaz outonal continua a ser explorado!

Desta vez, para introduzirmos a letra "e" percorremos os frutos do cabaz e fomos dizendo os seus nomes um a um...


Castanha... não tem "e"

Romã... não tem "e"

Maçã... não tem "e"

Dióspiro... não tem "e"

Abóbora.... não tem "e"

Marmelo... tem "e"!!!!! E com ele veio a promessa de fazermos cá na sala uma receita de marmelada!

Depois de trabalharmos o grafismo e os quatro sons da vogal "e", no nosso dicionário fonológico, e de termos aprendido os ditongos "ei" - que também nos levou à aprendizagem do números seis - e "eu", chegou o dia tão esperado da marmelada!!! (e muito obrigada à mãe que cedeu a sua bimby para que a marmelada se pudesse fazer de forma rápida e segura na sala de aula)

Aqui ficam as várias fases da sua confeção...  só é pena não dar para colocar aqui o cheirinho maravilhoso que sentimos na sala enquanto a marmelada se fazia.





Resultado final!



Para ficarmos a conhecer melhor o marmelo, estivemos ainda a ver o seu ciclo de vida.


Depois, pudemos provar a marmelada - que estava saborosa 😋- e ainda seguimos o conselho da Professora de a comermos com um bocadinho de queijo, que a propósito, também tem na sua palavra o ditongo ei!

Que delícia!!!



Para a semana, como vamos entrar na semana do Halloween, ficou prometido que iríamos explorar a abóbora. Por isso, quem sabe, se não teremos nova incursão culinária! 😃😃😃


Com esta vogal ficaram trabalhadas as cinco vogais e todos os sons que elas podem ter, Fica aqui um resumo de tudo isso.



E como à sexta é dia de Teatrinho de Fantoches, aqui fica o registo dos dois momentos de hoje: a história da Plim e do seu pó mágico e do Sr. Banana e do Medo. Ambas as histórias foram muito giras e divertimo-nos muito com elas!


Teatrinho da Plim e do Pó Mágico




Teatrinho do Sr. Banana e do Medo


Até para a semana! 😊


1 comentários:

Deborah disse...

No Brasil conhecemos: É marmelada, é marmelada! Mas de fato, nunca a comemos, aprendi que se parece com goiabada. =P Uma nova experiência para o meu menino. Beijinhos!