O espírito do outono continua a inundar a nossa sala e o cabaz outonal continua a ser explorado!
Desta vez, para introduzirmos a letra "e" percorremos os frutos do cabaz e fomos dizendo os seus nomes um a um...
Castanha... não tem "e"
Romã... não tem "e"
Maçã... não tem "e"
Dióspiro... não tem "e"
Abóbora.... não tem "e"
Marmelo... tem "e"!!!!! E com ele veio a promessa de fazermos cá na sala uma receita de marmelada!
Depois de trabalharmos o grafismo e os quatro sons da vogal "e", no nosso dicionário fonológico, e de termos aprendido os ditongos "ei" - que também nos levou à aprendizagem do números seis - e "eu", chegou o dia tão esperado da marmelada!!! (e muito obrigada à mãe que cedeu a sua bimby para que a marmelada se pudesse fazer de forma rápida e segura na sala de aula)
Aqui ficam as várias fases da sua confeção... só é pena não dar para colocar aqui o cheirinho maravilhoso que sentimos na sala enquanto a marmelada se fazia.
Resultado final! |
Para a semana, como vamos entrar na semana do Halloween, ficou prometido que iríamos explorar a abóbora. Por isso, quem sabe, se não teremos nova incursão culinária! 😃😃😃
Com esta vogal ficaram trabalhadas as cinco vogais e todos os sons que elas podem ter, Fica aqui um resumo de tudo isso.
E como à sexta é dia de Teatrinho de Fantoches, aqui fica o registo dos dois momentos de hoje: a história da Plim e do seu pó mágico e do Sr. Banana e do Medo. Ambas as histórias foram muito giras e divertimo-nos muito com elas!
Teatrinho da Plim e do Pó Mágico |
Teatrinho do Sr. Banana e do Medo |
1 comentários:
No Brasil conhecemos: É marmelada, é marmelada! Mas de fato, nunca a comemos, aprendi que se parece com goiabada. =P Uma nova experiência para o meu menino. Beijinhos!
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