Para mim, a leitura é tão necessária para a aprendizagem como a ingestão de legumes numa alimentação saudável. Até se pode não gostar de legumes, mas a verdade é que se eles nos fazem falta e são saudáveis, devemos insistir no seu consumo. Certo? O mesmo se passa com a leitura. Quantas e quantas vezes nos deparamos com alunos que não gostam de ler? Quantos deles acham que é uma atividade monótona e secante, principalmente quando há por perto tantos distratores e cada um deles mais aliciante do que o outro? Sim, é verdade. A leitura é uma atividade que exige concentração. Exige sossego. Mas desenvolve tanto e tanto!
Por isso cabe aos educadores (pais e professores) estimular o gosto pela leitura. Incentivar à leitura. Partilhar experiências de leitura. Proporcionar momentos de leitura. E ajudar a perceber a leitura como um ato de fruição, de lazer, de prazer.
Seguindo esta linha de pensamento, iniciaremos em breve mais uma atividade para a promoção da leitura. Continuaremos, no entanto, a atividade "Leitura entre nós: uma atividade para filhos, pais e avós", pela importância da leitura em voz alta (sentir cadências, melhorar dicções, compreensões...) e da sua partilha com o outro. Aliás, estudos recentes revelaram vários benefícios para o cérebro quando lemos em voz alta ou ouvimos uma história. A leitura em voz alta produz uma maior ativação em ambos os hemisférios cerebrais.
Então, muito em breve embarcaremos em mais uma viagem pelo mundo das histórias, dos poemas, das aventuras... Preparem os livros, porque eles vão passar, com muita amizade e ternura, "Da minha mão para a tua"! :-D
0 comentários:
Enviar um comentário