A propósito do Dia Mundial do Coração, que se assinalou este ano no dia 26 de setembro, e uma vez que vamos começar o estudo do corpo humano, convidamos a mãe de um aluno a vir até à nossa sala falar um pouco sobre o coração, esse órgão vital de que tanto precisamos.
Ouvimos atentamente as explicações sobre o coração, falamos das válvulas, dos ventrículos, das aurículas, de como o sangue é bombeado, da grande e da pequena circulação, do mal que nos fazem as gorduras, etc.
Depois com grande entusiasmo pudemos escutar o nosso coração a bater, através do uso do estetoscópio.
Finalmente, medimos a nossa tensão arterial com o auxílio do tensímetro (vimos como funcionava o manual e o automático). Estamos todos com as tensões certas!
Agora falta-nos fazer o estudo estatístico dos dados que registamos. Qual será a moda das tensões? ;-)
E assim a ciência, representada tão bem pela Medicina, veio até à nossa sala, para provar que, este ano, a nossa frequência de trabalho vai andar sintonizada entre os exames, a história e a ciência!
Muito obrigada Ines Anton pela colaboração e disponibilidade! :-D
11 comentários:
Obrigada eu pelo convite, espero ficassem algo mais esclarecidos....
Mas pelo que me lembro... moda não temos... ficamos pela média e pela mediana.
E se levam o seu livro de saúde infantil, podem em função do seu percentil de altura, ver se as suas tensões são normais. Mas tenho a certeza que foram (a pesar do "erro" de ter sido medidas com braçadeira de adulto..)
Ines há modas sim! :-)
Na máxima é o valor 106 e na mínima é o valor 60. ihihihih.
Para o caso o "erro" não importa nada. :-D
A nossa professora bem precisava de uma médica lá na sala , como a professora diz: "Eu tenho uma bata mas não sou médica" .
:) :) :) :)!!!!
Enviar um comentário