quarta-feira, fevereiro 25, 2015

De pequenino se sensibiliza o menino ;-)

A escola. 
A escola não pode ser apenas um lugar de transmissão de conhecimentos formais. Claro que estes são fundamentais. Mas a escola deve ir mais além. A escola deve ser um veículo para a transmissão da cultura e um lugar de formação. De abertura de horizontes.

Por isso, embora trabalhe com faixas etárias muito novinhas, tento estimular o interesse nos meus alunos por tudo o que os rodeia. Plantar aquela sementinha. E inspirar. Não sei se consigo, mas tentar, tento. ;-)

E como andamos agora mais debruçados sobre a música, quase com um pezinho na dança, o texto da nossa leitura de hoje, porque à quarta-feira é dia de leitura oficial, fala-nos sobre Jazz. E para além dos grandes e incontornáveis nomes do Jazz mundial, porque não começar a ensinar aos mais novos a reconhecer o que por cá se faz nos mais variados quadrantes? "Se não gostarmos de nós, quem gostará?" - era um bocado assim o slogan da Matinal que passava há uns anos na TV. 

Desta feita, a Maria João e a Jacinta, vão dar a conhecer os seus rostos a estes meninos.


E é sobre este texto que amanhã faremos os nossos exercícios de interpretação. Vamos ainda utilizar os adjetivos, matéria que estamos neste momento a trabalhar, para caracterizar a voz e a aparência destas duas senhoras. Já o fizemos,até, com a expressão facial da Mona Lisa, mas não houve grande consenso na escolha dos adjetivos. Estaria ela chateada, preocupada, farta, curiosamisteriosa? Vai-se lá saber! :-)

E assim se vai aprendendo com (a) Arte!

0 comentários: