quarta-feira, fevereiro 25, 2015

De pequenino se sensibiliza o menino ;-)

A escola. 
A escola não pode ser apenas um lugar de transmissão de conhecimentos formais. Claro que estes são fundamentais. Mas a escola deve ir mais além. A escola deve ser um veículo para a transmissão da cultura e um lugar de formação. De abertura de horizontes.

Por isso, embora trabalhe com faixas etárias muito novinhas, tento estimular o interesse nos meus alunos por tudo o que os rodeia. Plantar aquela sementinha. E inspirar. Não sei se consigo, mas tentar, tento. ;-)

E como andamos agora mais debruçados sobre a música, quase com um pezinho na dança, o texto da nossa leitura de hoje, porque à quarta-feira é dia de leitura oficial, fala-nos sobre Jazz. E para além dos grandes e incontornáveis nomes do Jazz mundial, porque não começar a ensinar aos mais novos a reconhecer o que por cá se faz nos mais variados quadrantes? "Se não gostarmos de nós, quem gostará?" - era um bocado assim o slogan da Matinal que passava há uns anos na TV. 

Desta feita, a Maria João e a Jacinta, vão dar a conhecer os seus rostos a estes meninos.


E é sobre este texto que amanhã faremos os nossos exercícios de interpretação. Vamos ainda utilizar os adjetivos, matéria que estamos neste momento a trabalhar, para caracterizar a voz e a aparência destas duas senhoras. Já o fizemos,até, com a expressão facial da Mona Lisa, mas não houve grande consenso na escolha dos adjetivos. Estaria ela chateada, preocupada, farta, curiosamisteriosa? Vai-se lá saber! :-)

E assim se vai aprendendo com (a) Arte!

terça-feira, fevereiro 24, 2015

Arquitetura e Simetrias

Depois de termos participado no projeto "Vamos Procurar a Arquitetura" (ainda tenho de publicar isso), as nossas fichas de avaliação intermédias foram realizadas com base neste tema.

Assim, na ficha de Português interpretamos um texto cujo título era "Breve História da Habitação". E ainda ficamos a conhecer as habitações lacustres ou palafitas. ;-)

Então, a partir de um conteúdo matemático; as simetrias e de um conteúdo de Estudo do Meio: o património local, realizamos um pequeno mosaico, com tesselas, também ele inspirado numa visita já feita no início do ano ao Museu D. Diogo de Sousa

Primeiro protejamos o padrão que queríamos construir numa grelha de papel.


Depois fizemos a construção do mosaico num suporte rígido. E este foi o nosso trabalho a ser avaliado em Expressão Plástica. Ficam, para registo, alguns exemplos.


E como este ano andamos de mão dada com a arte, em breve iremos falar de um artista muito especial e das suas pavimentações:  

Maurits Cornelis Escher




terça-feira, fevereiro 17, 2015

Carnaval com Miró

O Carnaval é uma festa cheia de cor, onde tudo o que é estranho, pode ser natural, pois se é Carnaval... então, ninguém leva a mal!

Para assinalarmos, com arte, esta festividade recorremos às formas mágicas de Miró e à mistura das suas cores. Toda a pintura de Miró é alegre, relembrando um fantástico universo infantil.




E inspirados pelos quadros de Juan Miró, criamos as nossas próprias criaturas carnavalescas. Aqui ficam algumas das nossas criações à espera que a cor venha ter com elas! :-)





Entretanto a professora, através do seu disfarce de Carnaval, deu-nos a conhecer mais dois pintores: o Roy Lichtenstein e o Andy Warhol - expoentes máximos da "Pop Art". Mais para a frente iremos voltar a falar sobre eles.


Carnaval... até para o ano!