segunda-feira, abril 28, 2014

Matemática: vou fotografAR-TE!

Já há algum tempo que, no âmbito do nosso projeto de turma, foi lançado aos alunos e respetivas famílias a participação num passatempo fotográfico sobre a matemática, chamado - Matemática: vou fotografAR-TE!


O que nos rodeia está impregnado de elementos matemáticos, desde a própria Natureza às criações humanas. Tendo em vista esta abrangência e riqueza da Matemática, foi pedido aos alunos que, com os seus pais, vissem o que os rodeava com um olhar artisticamente matemático de forma a captarem numa fotografia algo que retratasse um aspeto matemático: uma simetria, uma forma, um padrão… 

Os resultados foram muito interessantes. Aqui fica a partilha de alguns dos trabalhos entregues.




Curiosamente, ontem, enquanto deambulava por uma rede social, deparei-me com esta imagem, que tão bem traduz a essência deste trabalho! Boa Kepler! Há coisas fantásticas... :-D


Acabo esta publicação com uma citação que uma aluna utilizou no seu trabalho e cuja autoria pertence a Galileu:

"O universo (...) não pode ser compreendido a menos que primeiro aprendamos a linguagem no qual ele está escrito. Ele está escrito na linguagem matemática e os seus caracteres são o triângulo, o círculo e outras figuras geométricas, sem as quais é impossível compreender uma palavra que seja dele: sem estes, ficamos às escuras, num labirinto escuro."

A vocês pais, muito obrigada pela participação!

quinta-feira, abril 03, 2014

A poupa poupada, na Semana da Leitura

No colégio onde trabalho está a decorrer a Semana da Leitura e está a ser muito produtiva.
Como sempre, realizou-se uma Exposição que  prima pela originalidade e diversidade dos trabalhos.

Este ano não recebemos a visita de nenhum escritor. Optámos por dar a vez a quem ajuda a embelezar e a dar cor às palavras das histórias. E ontem, Dia Mundial do Livro Infantil, veio ter connosco um dos ilustradores portugueses que mais aprecio: o Paulo Galindro. E que sorte a minha, que tive direito a retrato com o senhor e tudo! :-)


Ora, tendo em vista a visita deste ilustrador decidimos abordar um livro por ele ilustrado: A Poupa Poupada e a partir dele desenvolver vários trabalhos.

Numa primeira etapa, relacionada com a pré-leitura, deambulamos sobre o universo da ilustração infantil - falamos sobre a importância das ilustrações e tentamos descobrir, através das imagens, como seria a história daquele livro.

Depois, já na fase da leitura, exploramos o texto, analisando cuidadosamente o vocabulário e fizemos um reconto/resumo, que serviu de inspiração para as ilustrações dos alunos.




Por fim, já na fase da pós-leitura, e porque era muita a curiosidade dos alunos sobre alguns nomes de animais e árvores que vinham na história, fizemos uma pequena pesquisa sobre vários seres vivos (árvores e animais) relacionados com o bosque, local onde se passa grande parte da ação. Depois desenhamos as árvores e modelamos os animais em terracota. Segundo eles, o resultado ficou muito giro!


Para acabar, realizamos a proposta que vinha nas páginas finais do livro: um tsuru. Foi uma aventura fazer este origami, mas a verdade é despoletou vontades para continuarmos a realizar mais destas fantásticas dobragens!