sábado, março 16, 2013

Feliz Páscoa!

O 2.º Período passou tão rápido...
e as merecidas férias chegaram num ápice!

A todos desejo uma Páscoa muito feliz e muito docinha!


Até breve ;-)

sexta-feira, março 15, 2013

Deixemos brilhar o Sol

Depois de feito o trabalho do fim de semana, intitulado: "Eu sou assim... e gosto de mim!",  decidimos analisá-lo em conjunto.

Comparamos as qualidades com o sol, que aquece, ilumina e convida a ir brincar ao ar livre, e os defeitos às nuvens que encobrem o sol, tornando os dias mais cinzentos e aborrecidos. 


E para que o sol possa brilhar em todos nós, e porque cada um tem um brilho único e especial, ficou no ar a ideia de que temos de ser nós próprios a afastar as nuvens cinzentas... ;-)

sexta-feira, março 08, 2013

Eu sou assim... e gosto mim!

Agora que está praticamente dado o programa do 2.º período (alfabeto quase, quase concluído, casos de leitura quase todos abordados, dezenas no bom caminho e cálculo mental também, sem esquecer os conteúdos de Estudo do Meio) podemos regressar às atividades do nosso projeto, que ficaram em stand by há algum tempo.

Retomamos então o conhecimento de nós próprios para depois nos centrarmos nos outros e numa das palavras mais importantes que conheço: respeito. Mas antes de chegarmos aos outros, vamos ainda falar da auto-estima, das qualidades que temos e das coisas menos boas que poderemos melhorar.

O trabalho para este fim de semana pretende essa mesma reflexão. 
Eu sou assim... e gosto de mim! 

Porque concordo com um slogan antigo que dizia... 
"se eu não gostar de mim, quem gostará?" :-)


(Com esta pequena atividade pretende-se também trabalhar alguns conteúdos curriculares, nomeadamente, a caracterização psicológica, que mais à frente iremos abordar formalmente).

Bom trabalho e boa reflexão!

quinta-feira, março 07, 2013

Educar a mente e o coração :-)


Hoje não vou falar de atividades realizadas na sala de aula ou do currículo formal.

Vou falar de um vídeo que encontrei sem querer, pelo meio de pesquisas, na internet. Um vídeo que muito tem a ver com aquilo que defendo enquanto professora e que muito se relaciona com o Projeto Curricular de Turma que tenho desenvolvido ao longo deste ano: "De pequenino se faz o caminho" - o caminho do conhecimento e da formação pessoal, humana.

Para todos os que por aqui passarem, deixo este vídeo. 



Será que todos, professores, pais, educadores, apostamos o que devíamos na educação do coração? Eu vou tentando... Mas às vezes custa-me ver o quão mergulhada está a sociedade em objetivos tão materialistas e numa competição feroz para se ser o melhor. 

O melhor quê? O melhor em quê?
Em Ser humano? Não me parece...

domingo, março 03, 2013

Cálculo Mental: há que ter estratégia

O programa de Matemática está cada vez mais versado no domínio do cálculo mental. No entanto, para se chegar ao cálculo mental é necessário que a criança tenha já uma capacidade de abstração considerável e um bom conceito de número. O que nem sempre acontece... para alguns, cujo ritmo de aprendizagem deveria ser mais respeitado, era preciso mais tempo para concretizar, mais tempo para sentir a matemática nas mãos...

O desafio é grande, tanto para professores como para pais. É grande, mas não é impossível. Em conjunto e consertando estratégias, a matemática vai-se tornando mais fácil e muito mais aprazível aos olhos das crianças.


Pessoalmente, gosto muito mais desta "nova" matemática, menos mecânica e mais criativa, mas que é exigente... isso é!

Por isso: pés ao caminho e força nas pernas, porque a subida é grande. ;-)