Depois de abordado o tema da família, tão enriquecido pelos trabalhos que as crianças trouxeram de casa relativos às árvores genealógicas e às curiosidades sobre as famílias, é hora de passar ao próximo passo:
o conhecimento do eu interior.
Iremos abordar essencialmente a auto-estima, o respeito e a amizade.
Hoje começamos essa introspeção, e o resultado foi delicioso. Esta imagem é a prova disso.
A partir do conhecimento de nós próprios muitas outras coisas se podem abordar, sempre a pensar no desenvolvimento integral das crianças: porque defendo que a escola não pode, nem deve ser um lugar única e exclusivamente académico. É um lugar muito mais rico, em que se deve valorizar tanto a formação académica, como a formação pessoal.
Um lugar para aprender e crescer, sem nunca esquecer que deve ser, antes de mais, um lugar para criar e nutrir relações... um lugar verdadeiramente HUMANO!
Um lugar para aprender e crescer, sem nunca esquecer que deve ser, antes de mais, um lugar para criar e nutrir relações... um lugar verdadeiramente HUMANO!
2 comentários:
Leonor,
O exemplo da imagem que publicaste é representativo de tema tão importante no desenvolvimento humano - as emoções.
Como psicóloga, acho sempre que este tema é muitas vezes negligenciado no contexto escolar e no seio familiar.
Fico bastante satisfeita por ver uma professora dedicada a formar pessoas de modo integral e não centrada apenas nas competências académicas.
Parabéns Leonor. Continuação de bom trabalho.
Beijos,..
Obrigada pelo comentário Sara. Esta é a minha visão: holística. Não consigo dissociar as crianças, nem ninguém das emoções. Faz tudo parte desta caixinha mágica que somos nós. :-)
Quantas vezes penso que se estão a educar e a criar autómatos, cuja competência humana é igual a zero.
Enviar um comentário