Está quase a chegar a nossa visita de estudo. E qual é o tema? Como não poderia deixar de ser é o que temos andado a trabalhar no nosso Projeto Curricular de Turma: "Brincadeiras e Boas Maneiras".
Por isso, deixo-vos um pequeno texto sobre o brinquedo, uma vez que vamos visitar uma exposição de brinquedos.
A história do brinquedo é uma história que acompanha o homem.
O brinquedo é mais do que apenas um objecto para a criança se distrair e se divertir. É uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor, de dar asas à sua imaginação. Como tal os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.
Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás no Japão. Aqui eram feitas bolas de fibra de bambu. Para além disso, a bola era um brinquedo utilizado em outras civilizações como os romanos e os gregos.
Há cerca de 3000 anos foram inventados os piões na Babilónia, feitos de argila e decorados.
Os famosos soldadinhos de chumbo surgiram no século XIII, mas apenas como forma de simular situações de batalha.
As bonecas eram relativamente comuns no século passado, no entanto eram feitas de pano. As bonecas de porcelana eram artigos reservados a famílias ricas.
Com a descoberta de um novo material, o plástico, tornou-se possível criar uma grande quantidade de brinquedos, incluindo bonecas, carros, casas e outros. A informática também veio permitir o desenvolvimento de outro tipo de brinquedos.
Assim, as crianças têm, hoje em dia, uma grande quantidade de brinquedos para brincar!
0 comentários:
Enviar um comentário