Olá maltinha!
Ora então, este projeto iniciou-se há já algum tempo, a partir do estudo da matéria sobre os distritos e os concelhos de Portugal. A mãe da Matilde Carvalho ajudou-nos sempre ao longo deste projeto e criou-nos um Diário de Projeto fantástico, que fomos preenchendo durante as aulas.
Começámos com o estudo das coisas típicas de cada distrito e depois avançámos para uma pesquisa mais aprofundada sobre as regiões portuguesas com a importante ajuda dos papás, a quem agradeço toda a colaboração prestada na concretização deste projeto.
O desafio estava lançado: cada par de alunos iria fazer uma pesquisa e um trabalhinho sobre determinada região, para depois partilhar com a turma toda aquilo que tinha descoberto e aprendido. E foi isso mesmo que aconteceu. :-)
Desde o Minho até à Madeira e aos Açores, ficamos a conhecer tradições fantásticas, pratos e trajes típicos, artesanato e outras tantas curiosidades e saberes que aumentaram e muito os nossos conhecimentos sobre Portugal. Houve até espaço para a degustação dos Pastéis de Belém (obrigada ao pais do Pedro) e das Areias (obrigada aos pais da Cecília) da Estremadura e do Bolo de Mel da Madeira (obrigada aos pais da Matilde Branco e aos pais da Ana Luís) ! Foi tão bom! 😋
Depois fomos registando no nosso caderno aquilo que foi apresentado em cada região (temos algumas em atraso, mas vamos terminar, não se preocupem).
E para finalizar, mais uma vez sob a orientação da mãe da Matilde Carvalho - a quem muito agradeço - e com a ajuda também da mãe da Ana Filipa - as arquitetas da turma, fizemos umas adoráveis casas típicas de cada região que vão ficar a adornar a nossa sala de aula num mapa de Portugal muito especial. 💓
Até ao próximo projeto, mas antes vamos ficar com um pequeno texto que a Lídia escreveu sobre todo este trabalho:
"Eu gostei muito do projeto "As regiões", porque aprendemos mais coisas sobre Portugal.
Cada grupo estudou uma região portuguesa para ensinar aos outros e foi muito engraçado aprender coisas novas com os nossos amigos. E quando chegou à nossa vez, também foi divertido fazermos de conta que éramos nós os professores.
Conseguimos trabalhar em conjunto (sem grandes gritarias).
Achei que todos deram o seu melhor e gostei muito de todas as apresentações!"
👌👌👌