domingo, abril 29, 2018

Ainda pelas águas salgadas...

Olá, olá!

Desta vez atrasei-me, mas cá vão os desafios, ainda sobre as criaturas do Oceano.


1. O meu corpo é composto por 95% de água. Ninguém gosta de me encontrar, mas os japoneses consomem-me em saladas. Quem sou?

2. Quantos tentáculos tem um polvo?


3. Muito sociável e brincalhão, sou certamente o mais simpático dos mamíferos marinhos. Sou conhecido pelas acrobacias que faço sobre a água. Quem sou?


4. As tartarugas marinhas passam a vida no mar, mas, de vez em quando, vêm a terra. Porquê?


5. Num domingo à tarde, a Ana, o Jonas e o Alfredo foram à praia apanhar conchas. O Jonas apanhou mais 20 conchas do que a Ana e o Alfredo apanhou mais 5 conchas do que o Jonas. Os três apanharam, no total, 120 conchas. Quantas conchas apanhou cada um?

Toca a pôr essas cabecinhas a pensar... 😉 😰



Até amanhã, maltinha! 😄


sábado, abril 21, 2018

Um mergulho no Oceano


Finalmente entramos nas águas profundas dos oceanos, por isso, os desafios vão ser sobre este habitat!



Desafio 1
Numa gruta, no fundo do mar, havia apenas dois cavalos-marinhos, uma estrela-do-mar e três tartarugas. Mais tarde, juntaram-se a eles cinco cavalos-marinhos, três estrelas-do-mar e quatro tartarugas. Quantos animais marinhos ficaram na gruta?  

Desafio 2
Depois de ter falado sobre animais marinhos numa das aulas, o Filipe contou à professora que tinha tido um sonho com vários caranguejos e duas tartarugas. E perguntou à professora o seguinte:
- Professora, se no meu sonho tivesse contado as patas dos vários animais com que sonhei e tivesse viste que havia 38 patas, com quantos caranguejos tinha sonhado? (Ajuda: os caranguejos com que ele sonhou eram como estes da imagem). Consegues descobrir a resposta?




Bom fim de semana!

sábado, abril 14, 2018

Provérbios e expressões à volta dos animais




Temos andado a explorar alguns provérbios e expressões da nossa língua, que são verdadeiras mensagens secretas. :-D 


Hoje o desafio vai ter mesmo a ver com isso. Vou aproveitar que andamos a falar dos animais e dos seus habitats e vou deixar aqui alguns provérbio e expressões que envolvam os animais.

Então, o que vos peço neste desafio é que escolham dois ou três provérbios/expressões dos que vos deixo aqui e que descubram e expliquem, nos comentários, o significado deles.


1 - "Filho de peixe sabe nadar."


2 - "Cada macaco no seu galho."


3 - "Lã a carneiro nunca pesou."


4 -"Quando as galinhas tiverem dentes."


5 - "Quando um burro fala, o outro baixa as orelhas."


6 - "Para o passarinho, não há como o seu ninho."


Bom fim de semana e até segunda, fofinhos.

A ver se este "Abril, de águas mil" nos dá um fim de semana de sol! 😊


sexta-feira, abril 06, 2018

Até para o ano coelhinho!

Olá a todos!
Espero que essa Páscoa tenha corrido bem.

E a propósito da Páscoa, hoje vou falar-vos do coelhinho. Conseguimos ver alguns coelhos na Quinta de Penteeiros, lembram-se? A verdade é que os coelhos estão sempre a roer alguma coisa para evitar que os seus dentes cresçam demasiado. Os dentes dos coelhos crescem de forma permanente, como acontece com as nossas unhas, e a mastigação permite-lhes desgastá-los.



Outra particularidade é que o coelho se reproduz muito rapidamente. Uma coelha pode ter uma dezena de crias, cinco vezes por ano, ou seja, 50 filhos num ano! E é por este motivo que o coelhinho se usa muitas vezes com símbolo da Páscoa. É um animal que simboliza a vida.

Sobre o Coelhinho da Páscoa, existe também a lenda de uma mulher que coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para os dar aos seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou a correr, espalhando-se, então, a história de que o coelho é que tinha trazido os ovos. 


E agora vêm os desafios!



1) Durante as férias da Páscoa, o Bernardo pintou a palavra "COELHINHO". Ele pintou uma letra por dia e começou numa quarta-feira. Em que dia da semana é que o Bernardo teria pintado a última letra da palavra?

2) Que pedra deverá o coelhinho colocar do lado direito da balança, representada na figura, de modo a igualar o peso dos dois lados?



3) A figura em baixo apresenta um labirinto mágico. Em cada casa do labirinto há um ovo da Páscoa. O coelho entra no labirinto e quer sair de lá com o maior número possível de ovos da Páscoa. Ele só pode passar uma única vez por cada casa. Qual é o maior número de ovos que ele pode apanhar? (se calhar é mais fácil se imprimires o labirinto e usares cores, por exemplo).

a) 17               b) 33                  c) 37                d) 41                    e) 49

E agora desejo-vos um bom resto de férias. 
E espero que venham cheios de energia para recomeçarmos as aulas!
Beijinhos!!!