Olá a todos!
Espero que essa Páscoa tenha corrido bem.
E a propósito da Páscoa, hoje vou falar-vos do coelhinho. Conseguimos ver alguns coelhos na Quinta de Penteeiros, lembram-se? A verdade é que os coelhos estão sempre a roer alguma coisa para evitar que os seus dentes cresçam demasiado. Os dentes dos coelhos crescem de forma permanente, como acontece com as nossas unhas, e a mastigação permite-lhes desgastá-los.
Outra particularidade é que o coelho se reproduz muito rapidamente. Uma coelha pode ter uma dezena de crias, cinco vezes por ano, ou seja, 50 filhos num ano! E é por este motivo que o coelhinho se usa muitas vezes com símbolo da Páscoa. É um animal que simboliza a vida.
Sobre o Coelhinho da Páscoa, existe também a lenda de uma mulher que coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para os dar aos seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou a correr, espalhando-se, então, a história de que o coelho é que tinha trazido os ovos.
E agora vêm os desafios!
1) Durante as férias da Páscoa, o Bernardo pintou a palavra "COELHINHO". Ele pintou uma letra por dia e começou numa quarta-feira. Em que dia da semana é que o Bernardo teria pintado a última letra da palavra?
2) Que pedra deverá o coelhinho colocar do lado direito da balança, representada na figura, de modo a igualar o peso dos dois lados?
3) A figura em baixo apresenta um labirinto mágico. Em cada casa do labirinto há um ovo da Páscoa. O coelho entra no labirinto e quer sair de lá com o maior número possível de ovos da Páscoa. Ele só pode passar uma única vez por cada casa. Qual é o maior número de ovos que ele pode apanhar? (se calhar é mais fácil se imprimires o labirinto e usares cores, por exemplo).
a) 17 b) 33 c) 37 d) 41 e) 49
E agora desejo-vos um bom resto de férias.
E espero que venham cheios de energia para recomeçarmos as aulas!
Beijinhos!!!