sábado, junho 25, 2016

Fim de um ciclo

E eis que de repente cheguei ao fim de mais um ciclo. Mais uma caminhada que se encerra comigo, mas que continua por outras paragens, com outros destinos. Esta fotografia, mostra um dos nossos momentos finais enquanto turma. Obrigada pelas surpresas tão boas, que me aqueceram tanto o coração!



Foram quatro anos muito intensos, como é tudo na minha vida. Houve momentos bons, momentos maus, momentos assim-assim, mas sempre com a vontade de fazer mais e melhor (umas vezes com mais sucesso, outras com menos). Ser professor não é tarefa fácil e tem de se gostar muito o que se faz para às vezes se aguentarem os momentos de desânimo, que no dias que correm, vão sendo bastantes, pelas mais variadas razões. 

Destes quatro anos, que nem sempre foram fáceis, tanto a nível pessoal (devido à doença da minha mãe que muito me abalou e aproveito para agradecer todo o apoio que me deram), como a nível profissional, levo comigo experiências de aprendizagens fantásticas e os sorrisos e o brilho dos olhos dos meus queridos alunos: uns mais fáceis de lidar, outros mais difíceis, uns mais maduros, outros menos, uns mais conversadores, outros mais sossegados... mas de todos eles levo o que de melhor há: a sua essência de criança, o som das gargalhadas, a vontade de aprender, a motivação constante e o gosto por partilharem comigo grande parte dos seus dias.


Aos pais que me acompanharam nesta viagem, agradeço também. A todos vocês que estiveram sempre lá, num espírito de equipa e entre-ajuda, a partilhar dúvidas e anseios, sonhos e expectativas, caminhando lado a lado, comigo, no alcance de melhores resultados para os seus filhotes. Vou guardar com carinho os laços que criamos... :-)

Não posso de todo, esquecer a apoio fantástico das auxiliares: Lucinda, Mónica e Sílvia, sempre presentes e disponíveis para o que fosse preciso. E aos meus colegas, companheiros desta viagem, com quem partilhei também tantas coisas, especialmente, tu, Fabi... que tantas vezes trocamos ideias para trabalhos, preocupações sobre alunos, etc.

Custa encerrar um ciclo... é sempre um desprendimento e os desprendimentos custam sempre. Como dizia a mãe de uma aluna: "aii, professora, vai custar cortar este cordão umbilical". Mas chegou a hora de o fazer, não totalmente, porque espero continuar presente na vida destas vinte e uma melguinhas... agora, novos voos se preparam e o que desejo sempre, meus queridos, é que sejam sempre muito, muito felizes!

Que doce caminhada!



Obrigada e um até breve à próxima fornadinha! :-D

Beijinhos para todos e boas férias! (este beijinho tem sabor a Sado e golfinhos...)


Prof.ª Leonor