Na aulas de Estudo do Meio continuamos a explorar o corpo humano. Desta vez passamos do coração para o esqueleto e vimos como parte deste o protege, através da caixa torácica.
Para melhor percebermos esta estrutura óssea que nos sustenta, contamos com a colaboração de um técnico de radiologia, chamado Ricardo Amaro, que veio até à nossa sala partilhar os seus conhecimentos sobre o assunto.
Falamos da origem do raio-x, pela mão do físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, a 8 de novembro de 1895 e ficamos a saber que o primeiro raio-x foi feito à mão da sua esposa.
Feita esta introdução, passamos para a exploração do esqueleto, percebendo todas as partes que o formam. Nesta parte tivemos a ajuda do nosso Mr. Bones, que coitadinho nem pele tem, é mesmo só osso, e de plástico! ;-)
Entretanto a professora contou-nos uma adivinha/anedota, porque agora andamos a explorar os segundos sentidos. Aqui vai ela: Qual é o osso que anda sempre informado? É o rádio, pois claro!
De seguida pudemos visualizar algumas películas de raio-x e fizemos um jogo: tentar descobrir que parte do esqueleto tinha cada um de nós! Não foi fácil...
Para finalizar, o Ricardo ainda nos proporcionou um momento muito divertido, que consistiu em experimentar um avental de proteção contra os raios-x, que pesava muito, porque era feito de chumbo. Nunca imaginamos que fosse tão pesado! :-)
Exames, História e Ciência - as ondas da nossa frequência!