sexta-feira, outubro 30, 2015

Halloween, esqueletos, ossos e diabruras!

Hoje assinalamos por cá o Halloween. Aproveitamos o facto de termos estudado o esqueleto para escrevermos os nossos nomes com ossos! Não faltaram tíbias e perónios. ;-)







E já no final do dia houve ainda tempo para a fotografia da praxe, com a Teacher de English! Ih! Ih! Gatos pretos e diabos!

Bom halloween! Muahhhhhh ah ah!


(Obrigada à Eduarda, pelo empréstimo da peruca!)



sexta-feira, outubro 23, 2015

Jamaica, rimas e cantigas

No seguimento da nossa atividade de descrição de bandeiras, chegou a vez da Jamaica. 
Mais uma ilha!


A descrição não foi fácil e depois de analisarmos o que poderia ter corrido melhor, a criança que a descreveu teve de pesquisar várias coisas sobre a Jamaica, entre as quais, o número de habitantes, a língua oficial e a moeda. No entanto, o aluno ainda acrescentou mais algumas informações sobre este país. Com ele ficamos também a saber o significado do nome Jamaica, que quer dizer: beleza plena.

Por estas imagens, conseguimos perceber bem o porquê desse nome! :-D



Mas não podíamos falar da Jamaica sem falar no reggae, e claro, do nome obrigatório: Bob Marley. Tal como em Cuba falamos da salsa, do mambo e de nomes como Celia Cruz e Tito Puente.

Ouvimos a "Don't worry, be happy" na voz do Bob Marley a que rapidamente os alunos associaram a música: "Tem calma, relaxa" do Boss Ac.

Aproveitamos a boleia do Boss e fizemos a nossa própria letra. Ficou bem gira e com a coreografia inventada pelas meninas durante o intervalo, ficou ainda mais valorizada.



Depois, lá fomos nós até à gramática e ao algoritmo da divisão.


A pedido dos meninos aqui fica a seguinte animação:



Bom fim de semana e bom estudo para as provas de avaliação!

domingo, outubro 18, 2015

Imagens da semana

Às vezes, nos contextos mais inesperados do dia a dia, encontram-se momentos únicos e dignos de admiração.

Aqui está um exemplo desses momentos: um aluno que decidiu, por vontade própria, numa parte do seu intervalo do almoço, e em pleno ambiente de "bola", ir estudar um bocadinho de Matemática. ;-)


Outro momento que ficou registado foi enviado pela mãe de uma aluna. Mostra um dos momentos vividos a partir da atividade "Leitura entre nós: uma atividade para filhos, pais e avós".


São, sem dúvida, registos de doces caminhadas. Não, são?

sexta-feira, outubro 16, 2015

Dia de alimentação, com fruta e poesia!

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Alimentação. E devido à importância que ela tem nas nossas vidas, nunca é demais falar sobre os alimentos e a saúde, principalmente, devido ao assédio que as grandes indústrias e as marcas de fast-food cometem sobre nós. Veja-se, por exemplo, o caso dos refrigerantes que tanto mal fazem à saúde...


Assinalamos então este dia com a produção de um batido de frutas (atividade comum a todas as turmas do 1.º ciclo, bem como a participação numa palestra sobre a alimentação, que ocorreu no dia anterior), a partir de frutos que os alunos trouxeram de casa. Estava bem saboroso e era super saudável! 


Já na sala, e inspirados pela fruta, lemos expressivamente e interpretamos o poema "Frutos" de Eugénio de Andrade, que ilustramos no caderno, e que acabou por nos transportar para o ano passado e nos fez recordar o poema Amiga da China, de Matilde Rosa Araújo (que ainda sabíamos de cor).




quinta-feira, outubro 15, 2015

Ver... com as palavras dos outros!

Os últimos dias foram dedicados a chamadas de atenção... :-/

Mas hoje, houve tempo para fazermos uma coisa nova, que vamos manter ao longo das próximas aulas (em apenas 10 minutinhos). A atividade consiste no seguinte: a professora seleciona uma imagem de uma bandeira; dá-a a um menino que a vai descrever a outro, tendo esse que a desenhar, apenas baseado nas instruções de quem está a ver a bandeira original. 

Por isso, quanto mais detalhada for a descrição, melhor será o resultado final.

Hoje fizemos a atividade com esta:


E o resultado foi este:



Não está nada mal, mas ainda assim não foi uma descrição perfeita. O que terá faltado dizer?

Agora a criança que descreveu a  bandeira tem de ir descobrir a que país pertence e pesquisar para responder às seguintes perguntas:

- A que continente pertence?
- Qual o número de habitantes?
- Qual a língua oficial?
- Qual a moeda que é lá utilizada?

Objetivos pedagógicos de uma atividade, aparentemente, tão simples? 
Adivinhem lá... ;-)

sexta-feira, outubro 09, 2015

Multiplicar é divertido!

Hoje exploramos outras formas de multiplicar. Fomos até à Rússia, passamos pelo Antigo Egito, sobrevoamos a China e acabamos no Método da Gelosia, criado na Antiga Babilónia.




Aqui ficam alguns vídeos explicativos de cada um dos diferentes métodos.










Quem quiser, pode durante o fim-de-semana, fazer contas por estes métodos. Depois confirmem pelo algoritmo que usamos.


Aqui ficam algumas contas: 

46 x 13 = ?

84 x 26 = ?

118 x 54 =?

quinta-feira, outubro 08, 2015

Leituras entre nós!

De forma a promover mais o gosto pela leitura e subsequente fluência e expressividade, começamos ontem uma atividade que vai ser desenvolvida em casa, às quarta-feiras.


"Leituras entre nós: uma atividade para filhos, pais e avós", pretende  dinamizar momentos de fruição e partilha entre a família e os alunos, que neste caso serão os fantásticos leitores de serviço! :-) Em vez de serem os pais a contar histórias aos filhos, como normalmente acontece, neste dia serão os filhos a ler para os pais. Pede-se, portanto, à família que seja um bom público!

Ilustração de Rute Reimão

E para ajudar à tarefa dos nossos leitores, hoje falamos de pessoas cujo gosto pela literatura, mais especialmente pela poesia, se torna contagiante. Não podíamos deixar de referir um nome incontornável da récita de poemas: o saudoso João Villaret, e um nome mais contemporâneo, que faz as delícias de muitos, no programa "Literatura Aqui" (às terças, à noite, na RTP2): o Pedro Lamares.




Claro que ao falarmos de Villaret, não podíamos deixar de ouvir a magnífica: Procissão! 
E como gostamos!!!




quarta-feira, outubro 07, 2015

Esqueleto: por entre ossos e raios-x

Na aulas de Estudo do Meio continuamos a explorar o corpo humano. Desta vez passamos do coração para o esqueleto e vimos como parte deste o protege, através da caixa torácica. 

Para melhor percebermos esta estrutura óssea que nos sustenta, contamos com a colaboração de um técnico de radiologia, chamado Ricardo Amaro, que veio até à nossa sala partilhar os seus conhecimentos sobre o assunto.

Falamos da origem do raio-x, pela mão do físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, a 8 de novembro de 1895 e ficamos a saber que o primeiro raio-x foi feito à mão da sua esposa.





Feita esta introdução, passamos para a exploração do esqueleto, percebendo todas as partes que o formam. Nesta parte tivemos a ajuda do nosso Mr. Bones, que coitadinho nem pele tem, é mesmo só osso, e de plástico! ;-)



Entretanto a professora contou-nos uma adivinha/anedota, porque agora andamos a explorar os segundos sentidos. Aqui vai ela: Qual é o osso que anda sempre informado? É o rádio, pois claro!

De seguida pudemos visualizar algumas películas de raio-x e fizemos um jogo: tentar descobrir que parte do esqueleto tinha cada um de nós! Não foi fácil...




Para finalizar, o Ricardo ainda nos proporcionou um momento muito divertido, que consistiu em experimentar um avental de proteção contra os raios-x, que pesava muito, porque era feito de chumbo. Nunca imaginamos que fosse tão pesado! :-)




Exames, História e Ciência - as ondas da nossa frequência!



quinta-feira, outubro 01, 2015

Dia da Música, com ciência!

Num breve apontamento sobre o dia que se comemora hoje, o Dia Mundial da Música, e sem a qual confesso que definharia... :-) juntamos a música com a ciência, representada nesta atividade pela Física e pela sua, sempre, amiga Matemática. Volumes, quantidades, formas, ondas sonoras, propagação do som e muito ritmo!

Criamos um verdadeiro xilofone, ao qual demos vida com ritmos diferentes e muita diversão. No final concluímos que quanto maior é o volume da água, mais grave se torna o som.




Para finalizar, visualizamos um anúncio publicitário que mostra bem a exatidão da Física e da Matemática, numa junção musical perfeita entre o som e a natureza.


Exames, História e Ciência - as ondas da nossa frequência!