terça-feira, setembro 30, 2014

Mosaicos: um mundo de conteúdos!

Ora então hoje lá saímos da "toca" e fomos até ao Museu D. Diogo de Sousa, situado na freguesia da Cividade.

Depois da arte rupestre, demos um saltinho no tempo e fomos até ao tempo dos Romanos ver que tipo de arte o caracterizou. Claro está que não podíamos ter fugido aos mosaicos... e com eles veio um mundo de conteúdos.

Começando pelo Estudo do Meio... 
Antes de fazermos os mosaicos descobrimos porque é que as pessoas naturais de Braga se chamam Bracarenses e não Bragarenses (assim, trabalhamos a naturalidade), ficamos a conhecer um pouco mais sobre história e sobre património histórico local desta cidade em que vivemos e ainda iremos localizar o Museu no mapa.



Passando para a Matemática...
Com os mosaicos trabalhamos noções de geometria e orientação espacial. Fizemos padrões e pavimentações, cheios de simetrias e de formas geométricas. Calculamos a área do mosaico e agora vamos trabalhar os mosaicos tal e qual como um mapa, ou seja, vamos descobrir a cor da tessela utilizada mediante as suas coordenadas.


De seguida foram precisas muita calma, concentração e paciência e algumas contagens :-)


Como o trabalho não se esgota com esta atividade, e porque não pudemos trazer os mosaicos que construímos, iremos agora fazer um mosaico com tesselas de cartolina, na sala, com padrões ainda mais complexos e artísticos. Isometrias, vamos a elas!

Na linha da nossa aprendizagem, com e pela arte, seguem-se as obras de Kandinsky, pois vamos mergulhar de cabeça numa matéria sobre pontos, retas, semirretas e segmentos de reta. Se ainda tivermos tempo, vamos dar uma voltinha com o Mondrian para ver as retas paralelas e perpendiculares.

Até breve!

quinta-feira, setembro 25, 2014

Mapas e Arte Rupestre

Nas aulas de Estudo do Meio temos andado a abordar os distritos, concelhos, freguesias, nacionalidade e naturalidade.

E hoje, para melhor ficarem a conhecer a cidade onde vivem, os alunos puderam mergulhar no mapa da cidade e perceber melhor o que lá está representado. Mesmo a Matemática veio à baila com as noções topográficas e as coordenadas.


Todos tiveram direito a um mapinha, graças a uma mãe que trabalha no posto de Turismo e que tão gentilmente os arranjou, proporcionando assim um maior e contextualizado conhecimento sobre a nossa localidade.

Os meninos ficaram muito empolgados com a "descoberta" deste mapa. Por isso, amanhã continuaremos para assentar o conhecimento, que hoje esteve eufórico.

No fim, porque a imagem de os ver a consultar os mapas era tão gira, decidimos tirar uma fotografia de grupo. :-)


Atrás de nós, encontram-se as nossas pinturas rupestres, introduzidas no seguimento de um texto que lemos e interpretamos sobre o surgimento da arte e trabalhadas no âmbito do nosso projeto de turma. Os meninos gostaram muito de as realizar e o resultado ficou mesmo engraçado.


Em princípio, para a semana iremos sair da toca. Eh eh. :-)
Depois damos notícias.

segunda-feira, setembro 22, 2014

Cubismo, perspetivas e muito pó

Continuamos acompanhados por Picasso nas nossas aulas de Expressão Plástica. Como disse na publicação anterior, desta vez iríamos avançar um pouco mais no grau de dificuldade. Assim, hoje fizemos um retrato a giz, já mais virado para o cubismo e para o uso de diferentes perspetivas (de frente e de perfil no mesmo retrato).



E não foi só este tipo de desenho que causou estranheza. O próprio giz, que nunca tínhamos utilizado nos desenhos, também. "É esquisito pintar com isto" - comentavam muitos meninos - "parece que arranha", "isto arrepia" - diziam outros. ;-)




A verdade é que, no final, os trabalhos não ficaram nada arrepiantes, muito pelo contrário: resultaram em belas obras de arte "picassianas".



Amanhã vamos atacar o milhar e os distritos. Mas see houver tempo ainda vamos realizar a última aula de expressão plástica desta semana. Vai dar uma bela caçada o dia de amanhã! ;-)

quinta-feira, setembro 18, 2014

Picasso e a Matemática

Ontem foi dia de Expressão Plástica.

E este foi um dos primeiros trabalhos que realizamos inspirados nas obras de Picasso. A Matemática, essa, não poderia deixar de estar presente no desenho das linhas, das formas, nas proporções...


Para a semana tentaremos ir um pouco mais longe, na elaboração de um outro retrato já mais "cubista" e elaborado. Em breve daremos também um saltinho ao Português para começarmos a realizar os retratos físicos e psicológicos das personagens. 

Como dizia o autor José Fanha, num texto que já trabalhamos: "Puxa-se por um fio, e tudo o resto vem atrás".

terça-feira, setembro 16, 2014

Arte, por toda a parte!

Um novo ano letivo começou há pouco tempo, mas já houve tempo para descobertas fantásticas!

Este ano as nossas matérias vão andar acompanhadas pela arte. E hoje, enquanto organizávamos o nosso Caderno de Leitura, os alunos pintaram a seu gosto um dos quadros mais famosos do Picasso e, sem nada saberem sobre este pintor, um dos alunos comentou:



- Professora, vejo aqui tantos cubos! Este desenho está cheio de formas que se parecem com cubos, não é?

E assim, sem grandes explicações da minha parte, fomos transportados para o Cubismo e para a forte presença da Matemática nas obras deste autor.

Mais tarde surgiu esta pequena conversa:

- Professora, será que as meninas do quadro estão a ler alguma coisa triste? 
- Por que dizes isso? - perguntei eu.
- Porque para mim, estão com uma expressão triste.
- Podem estar só comovidas. Podem estar a ler uma coisa tão bonita, que até se comoveram. - respondeu outra. ;-)

Amanhã iremos falar sobre o Bicho-da-Sede. Um texto de Teresa Guedes que nos fala de uma personagem que gosta do sumo de um bom livro e tem sede de música e das tintas de um belo quadro. Alguém que gosta de colorir a cabeça, através dos ouvidos e dos olhos.

Inspirador este início de ano! :-)

P.S.:
Every child is an artist. The problem is how to remain an artist once we grow up. - Pablo Picasso