Ora então hoje lá saímos da "toca" e fomos até ao Museu D. Diogo de Sousa, situado na freguesia da Cividade.
Depois da arte rupestre, demos um saltinho no tempo e fomos até ao tempo dos Romanos ver que tipo de arte o caracterizou. Claro está que não podíamos ter fugido aos mosaicos... e com eles veio um mundo de conteúdos.
Começando pelo Estudo do Meio...
Antes de fazermos os mosaicos descobrimos porque é que as pessoas naturais de Braga se chamam Bracarenses e não Bragarenses (assim, trabalhamos a naturalidade), ficamos a conhecer um pouco mais sobre história e sobre património histórico local desta cidade em que vivemos e ainda iremos localizar o Museu no mapa.
Passando para a Matemática...
Com os mosaicos trabalhamos noções de geometria e orientação espacial. Fizemos padrões e pavimentações, cheios de simetrias e de formas geométricas. Calculamos a área do mosaico e agora vamos trabalhar os mosaicos tal e qual como um mapa, ou seja, vamos descobrir a cor da tessela utilizada mediante as suas coordenadas.
De seguida foram precisas muita calma, concentração e paciência e algumas contagens :-)
Como o trabalho não se esgota com esta atividade, e porque não pudemos trazer os mosaicos que construímos, iremos agora fazer um mosaico com tesselas de cartolina, na sala, com padrões ainda mais complexos e artísticos. Isometrias, vamos a elas!
Na linha da nossa aprendizagem, com e pela arte, seguem-se as obras de Kandinsky, pois vamos mergulhar de cabeça numa matéria sobre pontos, retas, semirretas e segmentos de reta. Se ainda tivermos tempo, vamos dar uma voltinha com o Mondrian para ver as retas paralelas e perpendiculares.
Até breve!