sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Histórias de amor e simetrias apaixonadas...

Em dia de São Valentim, dia dos namorados e dos afetos, abordamos temas importantes de forma bem graciosa.

Começamos o dia com duas lendas inspiradas em histórias de amor: uma que retrata o aparecimento do Rio Mondego e outra que explica o nome da minha querida cidade natal: Viana do Castelo. 

Mas antes disso exploramos o significado do vocábulo "lenda", no dicionário, falamos das características deste tipo de texto e fomos até ao mapa de Portugal descobrir onde ficavam esses locais. Depois de contadas as lendas, que criaram muito espanto e incredulidade por entre a pequenada, passamos a mais um conteúdo: o resumo. E lá fomos nós para os cadernos resumir ambas as histórias.





Seguimos a atividade, com a presença da Matemática. As simetrias, as linhas curvas e as linhas retas fizeram-nos companhia. 

A partir da metade de um coração fizemos uma simetria de reflexão (com o auxílio do decalque em papel vegetal) e pintamos a imagem obtida com cores à nossa escolha.


Mais um dia de trabalho, cheio de pequenas curiosidades... A nossa cultura geral agradece!

Dicionário e Vocabulário

Estes primeiros dias de exploração, séria, do dicionário têm sido vividos com grande entusiasmo. A verdade é que já há muito que os caminhantes me pediam para o começarem a utilizar, por isso, a expectativa no manuseamento deste grande livro era enorme!

(ilustração de Gregory Baldwin)

As expectativas não ficaram defraudadas e agora o trilho é fácil. Sempre em frente na busca de novas palavras e no aumento do vocabulário.

Todos os dias começamos com uma palavra nova - "A Palavra do Dia", exploramos o seu significado e fazemos vários exercícios gramaticais.

O dicionário vai-nos ser quase tão essencial como o oxigénio... :-D

quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Nostalgias de Inverno

Já há muito tempo que estávamos para atualizar o nosso placar das estações. A verdade é que o rigor dos últimos dias nos inspirou e, agora, temos na sala árvores cheias de neve, num cenário verdadeiramente nostálgico.

É engraçado como o frio pode aquecer tanto o coração de uma professora...


E já agora, por falar em nostalgias, fica esta fantástica canção para ver se, apesar do temporal, não nos zangamos com o Inverno, porque também ele tem a sua beleza e encanto.


terça-feira, fevereiro 04, 2014

Simetria... pequena maravilha da Geometria!

Finalmente chegamos a esta parte da matéria! Para mim é dos conteúdos matemáticos mais fascinantes e que, este ano, vai dar pano para mangas! 

Por agora, vão sendo realizados alguns trabalhos de descoberta que têm deixado os alunos boquiabertos tanto pelos seus resultados como pelos procedimentos. A mira (esse pequeno plástico azul que se vê nas fotos)  foi também uma novidade e vai ser um bom auxílio para a realização de simetrias de reflexão.

O entusiasmo é geral! E vai continuar, porque esta caminhada está longe de acabar! :-D